terça-feira, 18 de maio de 2010

targa florio




Obra e graça de um obstinado, vincenzo florio. Certamente uma das pessoas mais pitorescas do automobilismo mundial no começo do seculo 20.



Vincenzo florio nasceu em Palermo em 1883, filho de um dos homens mais ricos da Sicilia. tinha 8 anos de idade quando seu pai faleceu e sua fortuna passou as maos de irmao mais velho. Enquanto este administrava a fortuna, Vincenzo iniciava sua vida principesca. Viajava sempre acompanhado de babas inglesas, mordomos e todo luxo que o dinheiro poderia oferecer.



Aos 15 anos recebe seu primeiro veiculo motorizado, um triciclo De Dion, e desde entao contaminou -se pela doença da corrida. Correu contra bicicletas, cavalose, senescessario, contra seus empregados, a pe. Como não havia veiculos na sicilia, ele foi comprando. Primeiro um peugeot, depois um benz, depois um fiat e logo uma fileira de carros estava estacionada em sua fazenda. Vincenzo ja decidira ser corredor e começou a participar de algumas corridas na italia. O seu sonho, porém era o de ter sua propria corrida na siscilia, tendo quase tudo para isso ; carros, dinheiro, fama e coragem. So falatava mesuma uma coisa. A sicilia não tinha estradas, e sem estradas não tinha estradas, e sem estradas nada de corridas. Assim achavam os amigos de Florio. Nao o conheciam direito.



Em 1905 Vincenzo encomendou uma placa, TARGA em italiano, de ouro maciço a uma joalheiro em paris, que seria o trofeu do vencedor. Nasceu assim a TARGA FLORIO. so faltava a pista. Para acha-la mandou uma turma de entendidos percorrer a sicilia inteira. E realmente voltaram com algo parecido com a um circuito. Ao sul de Palermo uma estrada carroçavel ataca sinuosamente a serra de Cerda e vai ganhando altitude ate uns 1200 metros, para dai se despencar de volta ao nivel do mar atraves de despenhadeiros e penhascos. dali voltava ao começo atraves da unica reta ao longo de uma praia. tudo isso dava uns 115 km.

Nenhum comentário:

Postar um comentário